top of page

Fui Praxada na Terra dos Amigos Para Sempre

Há precisamente um ano atrás tive a minha primeira praxe na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança ao lado de uma centena de caloiros, os meus futuros colegas. Não vou mentir, senti medo e que estava sozinha, mas o que tem piada é que estava longe de estar sozinha, pelo contrário, tinha ao meu lado uma centena de pessoas que estavam a sentir exatamente o mesmo que eu. Estávamos todos na mesma posição, literalmente, alinhados, a olhar para o chão e a perguntar o que virá a seguir? Bem, no fim daquela 1º praxe já conhecia uma dúzia deles e foi tão fácil... quem diria? digo isto porque sou tímida e introvertida. Por isso para quê ter medo!?

Lembro-me de ouvir pela primeira vez o hino do meu curso, arrepiei-me toda e mal podia esperar por o saber de cor e cantá-lo com a mesma garra e pujança que os meus praxantes e doutores. Lembro-me também de encher bastante, não é mentira nenhuma, faz parte... enchi até me doerem os braços e sentir que fui ao ginásio no dia anterior. Se foi porque exageraram? Não, apenas sou fraca de braços!

Durante 6 semanas, eu e os meus coleguinhas, como os gostava de chamar, rimos, chorámos, partilhámos, enchemos, gritámos e no fim só desejámos que nunca acabasse. Fiz isto e muito mais e voltava a fazê-lo!


Vesti uma t-shirt de caloiro durante um ano. Agora visto um traje. Se voltava atrás para vestir a t-shirt? Bem… Às vezes ainda a uso como pijama e olho para ela com nostalgia. A Praxe uniu-nos e, acima de tudo, ensinou-nos o verdadeiro sentido das palavras solidariedade e equipa, a amar a cidade onde estudamos, a nossa Bragança, a famosa Terra dos Amigos Para Sempre e agora percebo porquê.


Dizer sim à Praxe é escolher viver a vida académica com uma intensidade inexplicável, porque a Praxe é muito mais do que tudo o que está à vista, faz nos viver muito em muito pouco tempo… A praxe não serve para humilhação nem para te diminuir mas sim para integração, para conheceres pessoas, para te divertires e para aproveitar ao máximo pois acaba num piscar de olhos!


A praxe no IPB é única e na Saúde é extra especial não só pelas pessoas extraordinárias que estudam lá e não só porque é a minha, mas também porque é daquelas que não se esquece, fica dentro de nós PARA SEMPRE!



OBRIGADA IPB! OBRIGADA MÁGICA SAÚDE! OBRIGADA CBL! E OBRIGADA BRAGANÇA!



 

FOLLOW ME

  • Black Pinterest Icon
  • Black Tumblr Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

bottom of page